sábado, 26 de março de 2016

Qual o segredo para Relacionamentos Duradouros?



Qual o segredo para Relacionamentos Duradouros?


Uma de minhas dúvidas sempre foi qual o segredo para relacionamento duradouros como dos meus avós, casados há quase 60 anos, e como manter o amor e respeito esse tempo todo. O fundamental é o casal lidar com os conflitos e desentendimentos, vou listar alguns pontos mais importantes...


Pode ser clichê, mas o amor é que vejo como base em todos os casais duradouros. O amor que fez o relacionamento florescer e durar, um amor que passou por muitas fases, mudanças, doenças, crises, mas é o ingrediente principal.

O respeito pelo outro, seus sentimentos, pensamentos, sonhos, e também pelas suas frustrações, conflitos,  …
A relação é feita de trocas, envolvimento, parceria e apoio. É preciso valorizar o parceiro. Para isso é necessário se colocar no lugar do outro.

É fundamental que cada um tenha o seu próprio espaço, suas obrigações, atividades e trabalho, existindo o equilíbrio para não extrapolar. Fazer um planejamento financeiro juntos, para futuramente realizar gastos não combinados, isso pode destruir a confiança um do outro. Nesse momento são feitas as negociações, que inclui escutar o outro, respeitando os sentimentos e necessidades de cada um.

O diálogo é uma das chave-mestra, falar o que está sentindo de forma clara e gentil, não em tom de crítica. Reservar  tempo na relação para expressar seus sentimentos e, também, ouvir o outro. Não basta esperar a oportunidade, é preciso preparar o clima, abrir espaço para a conversa. A infelicidade é irmã do silêncio.

E não o menos importante, o toque e a intimidade, manter o contato físico, um toque, um carinho, um abraço, são vitais para garantir a troca de energia e manter o clima de romance e a sensação de “presença emocional”, além do carinho, a vida sexual também precisa de cuidados para não cair na mesmice. A falta de sexo pode ser tão prejudicial ao relacionamento quanto uma rotina sexual sem novidades. E trazer o novo para os momentos de intimidade é tarefa dos dois!

Não desistir do casamento em momentos de briga. Ter paciência e tolerância, e às vezes é necessário resgatar a relação depois de algumas fases (gravidez, filhos pequenos, trabalho excessivo, períodos de luto, episódios de doenças familiares, correria do dia a dia…). Quando um dos dois estiver errado, que haja perdão.



Cada casal tem suas peculiaridades e limitações. E muitos outros problemas para resolverem que não foram listados. Mas acredito que este é um post que irá te auxiliar a enxergar o outro com mais tolerância e paciência, quem sabe até escutá-lo mais, compreende-lo e ter uma vida de casada com muito mais amor. Estas dicas selecionadas não querem dizer que seja a solução para todos os casamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário